A UMP (União de Mocidade Presbiteriana) é uma das sociedades internas da Igreja Presbiteriana do Brasil. Têm como principal objetivo organizar as atividades realizadas com os jovens de cada igreja local. Ela é representada nacionalmente pela Confederação Nacional de Mocidade (CNM) que abrange 55 Confederações Sinodais, envolvendo 160 Federações Regionais que compreendem 1500 UMP’s com cerca de 55.000 unionistas.

Na IPB, considera-se o ano de 1936 como o ano de surgimento da sigla UMP, sendo que, àquela época já existiam mocidades atuantes em muitas igrejas pelo país. Em 1º de maio de 1944 foi criado o Jornal Mocidade, na Federação do Rio de Janeiro. Em 24 de fevereiro de 1946 era organizada a Confederação Nacional, por ocasião do histórico 1º Congresso.

O terceiro domingo de maio consagrou-se como o dia da UMP. Em 1960, porém, a nacional foi extinta, assim ficando até 1986, quando foi reorganizada.

 

O que é a Federação de UMP’s do Alto Tietê?

A Federação de UMP’s do Alto Tietê é uma entidade que congrega as UMP’s de cada uma das igrejas jurisdicionadas ao nosso Presbitério da IPB, ao qual se subordina e que funciona sob a supervisão de um Secretário Presbiterial.

As finalidades da nossa Federação são:

a) promover, incentivar e coordenar o intercâmbio entre as suas respectivas Sociedades federadas; 
b) planejar e realizar encontros periódicos e um Congresso Anual;
c) funcionar como elo entre as Sociedades Internas e a Confederação Sinodal, tomando parte em suas reuniões através de Delegados credenciados;
d) incentivar a organização ou reorganização das Sociedades Internas locais, mediante a aprovação do Conselho, fazendo-se representar nestas organizações;
e) dar às Sociedades Internas locais instruções e sugestões sobre planos de trabalho e indicar-lhes literatura específica.